26 de set. de 2009

UM REINO FORA DO MEU

A vida é assim, às vezes nos sentimos perdidos dentro de nós mesmos, dentro do nosso próprio reino, dentro da nossa própria tenda, e por mais que tenhamos posses, e por mais coisas que a vida possa nos dar, não conseguiremos encontrar todas as respostas dentro de nós mesmos, então precisaremos viver a experiência de Abraão de sermos conduzidos por Deus para fora de nossa tenda para contemplar as estrelas pelo lado de fora, ou seja, sair de dentro de nós mesmos para contemplarmos as possibilidades que são encontradas somente dentro do reino de Deus.

"Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência." (Gênesis 15: 5)

O reino de Deus possui fontes inesgotáveis de respostas para os nossos anseios, possui descanso e refrigério para a nossa alma, pois uma vida fora do reino é uma vida vazia e fatigada.

O homem natural vive constantemente com a alma debilitada por insistir em ter uma vida afastada do reino de Deus. Há em seu coração uma eterna sensação de que algo sempre está lhe faltando e com isso nele é gerado um consumismo desenfreado e uma busca desesperada por algo que ele mesmo não sabe o que é.

Muitas vezes pequenas atitudes podem revelar uma grande falha no caráter de uma pessoa, e o apego desenfreado por coisas materiais é um dos sinais que revela o quanto de Deus existe dentro da vida de uma pessoa.

A ciência tem insistido em negligenciar a verdadeira raiz de onde provem os males da alma, e por isso tem se perpetuado os altos índices de suicídios provocados por essa chamada “crise existencial”, que tem sido considerada como o “mal do século”. O uso de medicamentos no propósito de combater esse mal funcionará somente de forma anestésica para ajudar a pessoa a enfrentar os efeitos dessa enfermidade.

Os medicamentos seculares sempre servirão para burlar a mente daquele que tem a alma doente, mas as causas sempre permanecerão intactas enquanto as raízes não forem tratadas.

Como uma forma de ilustração, podemos analisar essa verdade pelo exemplo de pássaros pousados sobre uma árvore:

“Não se pode impedir em definitivo que os pássaros pousem na árvore da sua vida somente os espantando. Mais cedo ou mais tarde eles retornarão, pousarão novamente e se você se mantiver na passividade eles se acomodarão e farão ninhos para a proliferação de mais pássaros”.

Qualquer recurso fora de Cristo para curar as doenças da alma servirá somente para espantar os pássaros e mantê-los afastados provisoriamente porque ao passar o seu efeito eles retornarão novamente.

Para que haja cura em definitivo é necessário que a árvore dos traumas das feridas emocionais seja arrancada em definitivo para que os pássaros atormentadores da depressão e angústia nunca mais encontrem lugar em sua vida para pousarem.

O processo de arrancar essas árvores nós chamamos de “libertação e cura”, isso não é instantâneo, mas sim um processo onde pode se mapear e tratar cada ferida da alma aplicando nelas o sangue de Jesus para que haja restauração em todas as áreas debilitadas.

"E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as suas pontas com o sangue do sacrifício das expiações; uma vez no ano fará expiação sobre ele pelas vossas gerações; santíssimo é ao Senhor”. (Êxodo 30: 10)

No Antigo testamento esse ano de expiação era o momento mais importante para os judeus porque tratava da remissão da culpa do povo por meio de um sacrifício expiatório com derramamento de sangue de um cordeiro sem defeito, hoje o sangue de Jesus Cristo nos purifica, porque no reino a restauração só pode vir através desse elemento.

“Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos” (João 6.53)

“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto”. (Efésios 2.13)

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (I João 1.7)

"E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta”. (Hebreus 13: 12)

Pr. Edmagno - I.M.R - Colatina

Um comentário: